Ravenhill é um daqueles pregadores ou que você ama ou odeia, não existe meio termo ou politicamente correto com esse grande homem de Deus. Era um homem totalmente apaixonado pela causa de Cristo. Sua vida de oração era a coisa mais importante, orava cerca de 6 horas por dia e estudava as Escrituras por volta de 14 horas por dia.
Um homem profundamente apaixonado com Jesus e um espírito agitado por Deus para ser uma voz que clama no deserto. Nasceu em Leeds, Yorkshire, na Inglaterra, Ravenhill foi um estudante de História da Igreja e um perito no campo do avivamento.
Suas reuniões ao longo da guerra atraiu grandes multidões na Grã-Bretanha, e como resultado, muitos convertidos devotaram-se ao ministério cristão e aos campos de missões mundiais.
Casou-se com uma enfermeira irlandesa chamada Martha. O casal teve três filhos: Paul, David e Philip. Paul e David são ministros do Evangelho, e Philip é professor.
Em 1959, Ravenhill e sua família se mudaram da Grã-Bretanha para os Estados Unidos. Nos anos 60, viajaram pelo país pregando o avivamento em reuniões evangelísticas. Nos anos 80, Ravenhill se mudou para uma casa perto de Lindale, Texas, a curta distância do Rancho do Ministério dos Últimos Dias. Ele regularmente ensinava no M.U.D. e foi um mentor para Keith Green. Também passou um tempo lecionando na Bethany College of Missions em Minnesota, e algum tempo também em Seguin, Texas.
Leonard Ravenhill foi amigo íntimo do pastor e escritor A.W. Tozer, e ele mesmo um escritor prolífico.
Ravenhill tinha uma preocupação alarmante do contraste da igreja do Novo Testamento com a Igreja Moderna e essa foi sua tônica ministerial por longos anos.
