https://gospel.mk/clipejanelasdaalma
Sobre Anderson Freire
O capixaba Anderson Freire é hoje, sem dúvidas, um dos principais nomes da música gospel brasileira. E não se trata de frase de efeito para abrir release… Talentoso desde a infância (cresceu participando de grupo vocal com os irmãos no interior do Espírito Santo), a menos de 10 anos experimentou uma reviravolta em sua vida. Suas composições ultrapassaram as fronteiras de Cachoeiro de Itapemirim, foram descobertas por grandes nomes do segmento, conquistaram rádios, igrejas, e, sobretudo, corações… O cantor foi quatro vez indicado ao Grammy Latino (2013, 2014, 2015 e 2016) e conquistou em 2016.
Nem sempre um bom cantor é bom compositor (ou vice e versa). Da mesma forma que o êxito nas duas carreiras simultaneamente não é quesito obrigatório. Mas, nenhuma dessas premissas se aplica a Anderson Freire. Um dos maiores compositores contemporâneos da música gospel brasileira, iniciou sua carreira como cantor solo pela MK Music em 2010, com o CD IDENTIDADE. Resultado? Disco de Ouro e Platina! Por isso, seu segundo álbum solo, RARIDADE, chegou em 2013 debaixo de muita expectativa. E não decepcionou: recebeu vários prêmios e sua primeira indicação ao Grammy Latino 2013.
Anderson Freire, além do talento musical e autoral, é um artista completo. E o principal: tem a unção de Deus para que seu trabalho transcenda a arte… Seu primeiro CD solo foi gravado enquanto ainda fazia parte da Banda Giom, em parceria com irmãos. Aliás, seu contato com a música e a fé vem de muitos anos: ainda na adolescência. A infância cheia de privações no interior do Espírito Santo (na lida no campo para sustentar a família) rendeu história de fé e superação testemunhada através da vida e canções tocantes.
Anderson é na atualidade um dos campeões em gravação (como autor) e vendas (como intérprete). Mais ou menos assim: nove entre 10 cantores dão voz às composições de Anderson Freire. Seus dois CDs solo conquistaram Ouro (Identidade e Raridade), Platina (Identidade, Raridade), Platina Duplo (Raridade), Platina Triplo e Diamante (Raridade). Além da indicação ao Grammy Latino 2013, como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, conquistou o Troféu Promessas 2013, da Rede Globo, como Melhor Cantor. Em tão pouco tempo deixou de ser fenômeno para ser história. Mas, seus dons vão além…
“O Anderson é um gênio, e gravá-lo é muito importante para a MK. As músicas que ele tem dado para nossos cantores com certeza são sucesso. Então, se é sucesso pra tanta gente, com essa voz linda que ele tem, nós conversamos, oramos e pedimos a Deus que nos desse a certeza de que essa seria a direção. Eu tenho essa convicção dentro de mim de que o Anderson vai ser um dos mais expressivos nomes da música gospel”, afirmou a presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira. O resultado não poderia ser melhor. Praticamente todas as músicas estouraram.
A produção do segundo CD, RARIDADE, é de Anderson e Adelso Freire, irmão do cantor, e de Dedy Coutinho. “As letras são diferentes, mas simples e edificantes. Estamos pregando através da música”, ressaltou o cantor. E sua mensagem tem sido muito bem recebida: a primeira música de trabalho, “A Igreja Vem”, estreou com grande repercussão nas rádios de todo o Brasil e, em menos de dez dias, ultrapassou 25 mil acessos no canal oficial da gravadora no Youtube.
RARIDADE traz 12 canções inspiradíssimas, com fortes mensagens e revelações de Deus. Mas este novo álbum apresenta muitas novidades… Dentre elas as participações de Ariely Bonatti, em “Um Novo Endereço”, e Arianne, na faixa “Aliança de Sangue”. E tem mais: faixa bônus digital exclusiva MKwebMUSIC (selo virtual da gravadora), “O Retorno do Rei”. Quem comprar o CD receberá senha para download (localizada no encarte gráfico) do single através do www.mkwebmusic.com.br. Isso mesmo, a música só estará disponível desta forma, como presente para quem comprar o álbum.
Agregador… Amigos é o que não faltam a Anderson. Por isso, a MK Music produziu o álbum ANDERSON FREIRE & AMIGOS. Escolher apenas 10 para o CD não foi tarefa fácil. E ficou a cargo da presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira, que também selecionou o repertório. “Escolhemos as canções já pensando nos intérpretes. Busquei os cantores que gravaram músicas do Anderson anteriormente ou que já tivessem feito algum dueto. E, claro, a identificação emocional foi imprescindível… Muitas canções e pessoas importantes não tiveram como entrar. Certamente, rende mais uns três CDs… Mas em nada ofusca o brilho do projeto”, explica Yvelise.
ANDERSON FREIRE & AMIGOS reúne Bruna Karla (com duas músicas), Fernanda Brum, Aline Barros, Marina de Oliveira, Ariely Bonatti, Gisele Nascimento, Arianne, Léa Mendonça e Banda Giom (formada pelos irmãos do cantor) interpretando músicas do próprio Anderson (algumas compiladas, outras com novos áudios). Wilian Nascimento divide o vocal de “Promessa”, composição de Marco Aurélio – um pedido especial de Yvelise de Oliveira, que teve episódio de sua vida marcado por este clássico da música cristã e ‘sonhou’ com os cantores interpretando a obra.
Gravado em julho e lançado em dezembro de 2014, o primeiro DVD do cantor, ESSÊNCIA, reuniu uma multidão numa maratona de louvor, adoração, participações especiais e muitas surpresas marcaram este momento e o ministério do cantor. No repertório, os principais sucessos dos álbuns Identidade e Raridade, e composições suas regravadas por outros artistas. “Canção do Céu”, “Coração Valente”, “A Igreja Vem” e “Raridade” estão garantidas.
O DVD Essência traz como participações especiais: Bruna Karla, Fernanda Brum, Gisele Nascimento, os irmãos e a mãe do cantor, dona Luíza. Público impecável! Uma noite inesquecível. Surpreendente. Momentos ímpares que marcaram a vida, carreira e ministério de um dos maiores nomes gospel da atualidade. E foram eternizados em CD e DVD.
Em 2016, lançou seu terceiro álbum inédito pela MK Music: DEUS NÃO TE REJEITA que foi produzido com muito carinho, cuidado e dedicação ao longo de 6 meses. A produção musical é do próprio cantor em parceria com o irmão Adelso Freire e com Stefano de Moraes. O trio mergulhou em pesquisa de sonoridade e tendências para trazer um projeto diferenciado (a ‘black’ “O Dono da Seara” é um dos exemplos). Como resultado, 14 faixas inéditas todas escritas pelo próprio cantor (“Igual Não Há” tem colaboração de Aretusa e André Freire). E não foi nada fácil chegar a esse número… Já que o espaço da mídia é limitado, várias lindas composições ficaram para o próximo – mas, claro, que isso não é nenhum problema. O álbum conquistou o Grammy Latino 2016 como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Seu mais recente álbum, CONTAGEM REGRESSIVA, é o quarto trabalho inédito de Anderson Freire, lançado em 2018. A produção do álbum é do próprio cantor que, mais uma vez, apresenta trabalho 100% autoral. E este processo é sempre desenvolvido com muita calma. Anderson busca orientação de Deus para os temas a serem abordados em suas canções. Os resultados sempre surpreendem, nunca esbarram no lugar comum.
“CONTAGEM REGRESSIVA significa ‘desperta, Igreja! Não fique esperando Jesus voltar. Ao contrário, se prontifique’. Quem espera, cruza os braços e senta. Mas, quem, na verdade, se prontifica, avança. A Igreja precisa avançar, ter esperança, prosseguir”, compartilha Anderson, que aponta a faixa homônima como uma de suas preferidas.
CONTAGEM REGRESSIVA traz 12 faixas, sendo 11 autorais e uma delas, “Bandeira Branca”, do sobrinho, André Freire. Mas, “A Glória é Tua”, foi escolhida como a primeira música de trabalho, com direito a videoclipe gravado na Igreja Batista Lagoinha Niterói (RJ). O CD tem ainda participações especiais de Adelson Freire (irmão do cantor), em “Paternidade Deus”; e de Fernandinho, em “A Cruz e o Paraíso”. “CONTAGEM REGRESSIVA não é apenas um projeto, mas um propósito! Levar a mensagem dEle é o principal objetivo da minha vida”, decreta o artista.
ANDERSON FREIRE NO GRAMMY LATINO
Indicação: Grammy Latino 2013 – RARIDADE Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa
Indicação: Grammy Latino 2014 – ANDERSON FREIRE E AMIGOS Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa
Indicação: Grammy Latino 2015 – ANDERSON FREIRE AO VIVO Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa
Ganhador: Grammy Latino 2016 – DEUS NÃO TE REJEITA Melhor Álbum Cristão de Língua Portuguesa
Sobre Gisele Nascimento
Há quatro anos, O Sonho Não Acabou conquistou e consolidou Gisele Nascimento como uma das mais importantes do gospel nacional. Janelas Da Alma celebrou essa nova fase e abriu outras portas. Agora, chega às lojas o terceiro trabalho da cantora pela MK Music, Lágrimas Ensinam: um CD repleto de belíssimas canções, interpretações emocionantes e que reflete sua maturidade espiritual. Tuca Nascimento, pai da cantora, assina mais uma vez a produção musical.
Intensa, espontânea, cativante… Assim é Gisele Nascimento. Além do seu talento indiscutível como cantora, sua entrega sincera e apaixonante a cada interpretação proporciona momentos únicos. “A Gisele tem uma força singular. Sua voz é linda, a afinação impecável, mas é o amor, a força, a identificação com as músicas que canta que dão outro significado às composições. Neste novo álbum ela está ainda mais visceral… Impossível não se apaixonar”, compartilha Yvelise de Oliveira.
O talento de Gisele Nascimento vem de família… Nunca estudou música ou canto, mas cresceu num ambiente totalmente musical. Pai, tios, tias, avós, primos, cantores que há gerações têm enriquecido a música cristã nacional com qualidade e comprometimento. Começou a fazer back-vocal aos 15 anos, e aos 17 seu pai resolveu gravar seu primeiro álbum. De lá para cá não parou mais. Lágrimas Ensinam é o décimo trabalho de toda sua carreira, e o terceiro pela MK Music.
Sem dúvidas, o repertório do novo projeto é muito especial. Dez canções com mensagens de superação, compromisso com Deus e muita fé. Reflexos da vida da Gisele. A primeira música de trabalho, “Lágrimas Ensinam”, estreou quebrando recordes! O clipe ultrapassou 1 milhão de visualizações no YouTube em 10 dias. Merecem destaques também “Prefiro Ser Fiel”, que interpretou com Elaine Martins, “Bendito de Meu Pai”, dueto com Tuca Nascimento, e “Da Janela Pra Deus”, que traz participação de Anderson Freire. Além da regravação de “Deus Está Contigo”, sucesso na voz da sua tia Rose Nascimento.
“As músicas surgiram em momento que estávamos dependentes de Deus. Apesar dos compositores diferentes elas se complementam… Nossas experiências serviram de tema para o projeto. Depois de tudo que passamos, hoje podemos compartilhar e ensinar. Deus transformou minha vida! Falar do que sofremos e mostrar como estamos vivendo é sobrenatural. Canto com propriedade que lágrimas ensinam”, explica a cantora. É ouvir e se emocionar.